quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A IMPORTÂNCIA DAS TIC NA SOCIEDADE ATUAL


As TIC são utilizadas pelos organismos da administração pública, empresas, famílias e indivíduos.

A rápida difusão das TIC exerce mutações no modo de vida das sociedades. Assume importância na vida colectiva e individual actual.

A tecnologia tem origem na sociedade, exercendo uma influência decisiva no seu desenvolvimento. A sociedade portuguesa tem usufruído dessas tecnologias, na administração pública, central e local e na estrutura empresarial portuguesa.

A vantagem da difusão das TIC contribuiu para simplificar processos administrativos e proporcionar a redução dos custos que lhe estão associados. Contribuindo também a agilização do relacionamento com os cidadãos e empresas.

A principal forma de interacção com os cidadãos e a tecnologia é a existência de canais direccionados para sugestões e reclamações on-line, pagamentos e preenchimento de formulários/declarações.

O uso das TIC na administração pública local
O contributo das TIC para a desburocratização e transparência aumenta a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida do cidadão.

O uso das TIC na educação
A utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC), no sistema educativo deve visar um horizonte de actuação dos professores que não se limita à simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera utilização tecnológica escolar,
na educação, permitem uma compreensão profunda do mundo em que vivemos enriquecendo o conhecimento.

O uso das TIC pelas empresas
Todas as empresas usufruem das TIC para controlar o fabrico, as acções, a gestão, entre muitas actividades.

O uso das TIC nos meios de transporte
Um exemplo da sofisticada tecnologia presente no nosso dia-a-dia é o controle de tráfego aéreo, que seria impossível gerir sem ajuda da tecnologia e das comunicações.

O uso das TIC a nível de satélites
Através da tecnologia da rede de satélites podemos detectar catástrofes, como tornados, evacuando pessoas dessas áreas salvando vidas. A previsão do tempo é também realizada a através dos satélites.

O uso das TIC no dia-a-dia
Actualmente, quando queremos falar com alguém, recorremos sempre os meios de comunicação. Entre eles destacam-se o telefone, fax, e-mail, entre outros. Estes meios são mais eficazes e rápidos em comparação com a carta.

O uso das TIC pelos indivíduos e famílias
A maioria das famílias, tem em casa um computador, e a maior parte de indivíduos já fazem trabalhos nos computadores.Eles são muito úteis no âmbito de pesquisa, trabalhos, lazer e comunicação (Internet).

O uso das TIC na informação
A informação é útil para quem a possui, estando presente em todas as actividades que envolvem pessoas, processos, sistemas, recursos financeiros, tecnologias, entre outros.As tecnologias da informação ajudam a humanizar a sociedade, reforçando o reconhecimento do valor do indivíduo. As tecnologias de informação são cada vez mais utilizadas como ponto de partida para o estudo do comportamento da sociedade actual.

Podemos aprender e constatar que as TIC estão muito presentes na nossa vida e que mesmo o mais insignificante objeto, pode revolucionar o Mundo.

fonte:http://www.terravista.pt/aguaalto/2638/TIC/html.introd.html




Um comentário: